Este projeto busca entender como a urbanização influencia o comportamento dos sabiás-laranjeira, especialmente no que diz respeito ao horário de início do canto, que é crucial para a comunicação e reprodução dessas aves. Para isso, trabalharemos em parceria com a comunidade escolar, envolvendo os estudantes do ensino fundamental na coleta de dados sobre o canto dos pássaros e na medição dos níveis de poluição sonora em suas comunidades. Serão realizadas atividades educativas interdisciplinares, incluindo saídas de campo para observação de aves, contribuindo para uma conexão dos alunos com o ambiente, bem como como métodos de investigação científica.
Em um mundo cada vez mais urbanizado, é fundamental compreender as características das espécies capazes de viver nas cidades. O sabiá-laranjeira se destaca como um excelente modelo de estudo e divulgação científica.
As aves cantam para se comunicar com outras aves, por exemplo, para atrair parceiros ou defender seu território. A poluição sonora pode dificultar essa comunicação, levando as aves a cantar em horários com menor interferência de ruídos. Já a poluição luminosa pode despertar as aves mais cedo, fazendo com que comecem a cantar — seja para defender território ou atrair parceiros — antes do amanhecer natural.
Os sabiás-laranjeiras estão amplamente distribuídos em áreas naturais e urbanas e cantam com frequência. Essas características facilitam a observação e gravação de seus cantos, permitindo investigar como fatores como a poluição sonora e luminosa influenciam seu comportamento vocal. Além disso, por ser uma espécie bastante conhecida pela população, o sabiá-laranjeira é ideal para ações de divulgação científica e para o engajamento em projetos de ciência cidadã.
O projeto integra pesquisa, ensino e extensão, unindo ciência e educação integralmente. Para investigar a importante questão científica sobre se a poluição sonora ou luminosa influencia o horário do canto dos sabiás, desenvolveremos atividades educativas em parceria com as escolas, visando envolver os estudantes em práticas científicas. Por envolver a Universidade de São Paulo e escolas distribuídas por toda a cidade, o projeto é também uma excelente oportunidade de troca de saberes entre a universidade e a sociedade.
Um projeto de ciência cidadã é um projeto no qual cidadãos sem treinamento formal científico participam de etapas da pesquisa. Essas etapas podem ser desde coleta de dados, quanto análise e redação de resultados. No presente projeto os estudantes estarão envolvidos na coleta de dados, e havendo interesse também das escolas em manter a parceria, podemos continuar o projeto envolvendo os estudantes na análise de resultados.
O projeto tem como principais objetivos investigar a relação entre o horário de canto do sabiá-laranjeira e a urbanização, ao mesmo tempo em que os alunos se engajem cientificamente na coleta de dados e fortalecem o contato com a natureza nos ambientes urbanos.
O objetivo é recrutarmos uma escola em cada um dos sub-distritos da cidade de São Paulo. Para se cadastrar basta preencher o formulário aqui no site que nós entraremos em contato.
Não! Os gravadores e sonômetros serão fornecidos por nós. Nós também iremos treinar os estudantes no uso de cada aparelho.
O projeto ocorrerá durante a época reprodutiva do sabiá-laranjeira, de agosto a começo de novembro.
Sim! Não há restrição de ensino público ou privado.
Nosso objetivo é trabalhar em parceria com a equipe pedagógica das escolas, integrando as atividades do projeto às propostas pedagógicas das escolas para gerar o maior benefício possível aos estudantes participantes.
Sim. A equipe do projeto estará disponível para colaborar na cocriação de atividades pedagógicas com as escolas parceiras.
Indicamos aqui no site algumas das habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do projeto.
Sim, iremos trabalhar junto com a equipe pedagógica para obter o maior benefício aos estudantes envolvidos.
Alunos de qualquer série do ensino fundamental II.
A privacidade dos estudantes é uma prioridade para nós. Para garantir a anonimização dos dados, não registraremos os nomes dos alunos nos formulários de coleta. Cada participante será identificado apenas por um número correspondente.
Os gravadores utilizados também foram escolhidos com esse cuidado em mente: são dispositivos que registram apenas pequenos trechos de áudio em intervalos regulares (por exemplo, 15 segundos a cada 5 minutos). Assim, mesmo que vozes sejam captadas, não será possível identificar as pessoas envolvidas nem o conteúdo das conversas.
Quanto à localização dos pontos de coleta, os alunos serão orientados a registrar as coordenadas geográficas com apenas três casas decimais. Isso reduz a precisão para aproximadamente 200 metros, o que preserva a privacidade sem comprometer a qualidade dos dados científicos.
A gravação será feita com um tipo de gravador muito usado por cientistas estudando espécies em áreas remotas como florestas tropicais, desertos ou mesmo na Antártica. Veja aqui!
Esses gravadores são pré-programados para gravarem sons a intervalos regulares, necessitando de pouca interferência dos estudantes para ajustar as configurações. O papel dos estudantes será encontrar um local próximo a janelas ou áreas externas a fim de que seja possível captar o canto dos sabiás.
A medição da poluição sonora será feita com um aparelho específico chamado sonômetro. Os estudantes serão treinados pela equipe do projeto em como captar esses dados e anotá-los criteriosamente.
Sim! Nosso objetivo é produzir artigos científicos a partir dos dados coletados. Alunos que tiverem interesse em participar da análise dos dados e da redação dos artigos serão incentivados a contribuir.
Sim, esse projeto passou por aprovação de um comitê de ética. Assim, antes de iniciar a participação professores, alunos e seus responsáveis deverão assinar um termo de consentimento.
A participação é voluntária e os estudantes podem desistir de participar a qualquer momento.
A privacidade dos dados é prioridade para nós. Os dados serão armazenados em HDs externos sem acesso a internet que ficarão armazenados em sala fechada no qual apenas a coordenadora do projeto tem acesso.
Você pode nos contatar pelo email: projetosabia@ib.usp.br.
Sim! Só preencher o email da coordenação da escola no formulário correspondente que enviaremos a carta convite.
Não encontrou sua pergunta? Escreva para a gente! 😉 projetosabia@ib.usp.br